AVALIAÇÃO POR RUBRICA

ImagemEm3D

CONHEÇA O LIVRO
Avaliação por Rubrica: um guia para elaboração em 5 etapas

Neste livro você aprenderá a elaborar, em 5 etapas, uma avaliação por rubrica, modelo de avaliação que conecta a atividade avaliativa com os objetivos educacionais.

A rubrica avaliativa é um instrumento que possui os seguintes elementos: os critérios pelos quais o aluno será avaliado, os descritores que descrevem o que o aluno pode apresentar em cada critério e o nível de desempenho, que é uma valoração atribuída a cada descritor.

O livro traz orientações para a construção das rubricas e exemplos, com vistas a tornar a avaliação mais consistente, reduzir o tempo gasto na correção das avaliações e evitar classificação e comparação entre alunos.

 

Notícias

Live de lançamento do livro

Livro lançado – assista

Sorteio do brinde

Sorteio do brinde

Saiba mais sobre rubricas avaliativas

Avaliação por Rubrica: o que é?

A avaliação por rubrica é um modelo de avaliação. Ela conecta a atividade avaliativa que está sendo proposta pelo professor com os objetivos de aprendizagem a serem alcançados pelos alunos. [...]

Por que utilizar Avaliação por Rubrica?

Quando os professores ouvem falar sobre a avaliação por rubrica pela primeira vez ou quando começam a utilizá-la, surgem dúvidas sobre as vantagens e os motivos pelos quais deve-se utilizar [...]

Publicações

Avaliação da aprendizagem por Rubrica

Avaliação da aprendizagem por rubricas como ferramenta de mediação da aprendizagem e de reestruturação curricular Autores: Eli Lopes da SILVA; Bartholomeo BARCELOS; Caroline LENGERT Resumo: A avaliação da aprendizagem por [...]

Experiência de construção da Avaliação por Rubrica

Experiência de construção da avaliação por rubricas na educação profissional Autores: Bartholomeo de Oliveira Barcelos, Caroline Lengert, Eli Lopes da Silva Resumo: A perspectiva de avaliar aprendizagem por rubrica, no [...]

Avaliação por Rubrica nos cursos a distância

Avaliação por rubrica nos cursos a distância do CERFEAD/IFSC Autores: Caroline Lengert, Eli Lopes da Silva Resumo: A avaliação da aprendizagem ainda é um desafio no trabalho docente. A avaliação [...]