Por que utilizar Avaliação por Rubrica?

Por que utilizar Avaliação por Rubrica?

Quando os professores ouvem falar sobre a avaliação por rubrica pela primeira vez ou quando começam a utilizá-la, surgem dúvidas sobre as vantagens e os motivos pelos quais deve-se utilizar as rubricas avaliativas.

A experiência com as rubricas geralmente é um pouco mais trabalhosa no início. Até pegar o jeito para organizá-las, pode parecer que não há vantagens nesta escolha. Mas, depois que o professor aprende a elaborar uma avaliação por rubrica, dificilmente vai querer deixar de utilizá-la.

Isto porque a avaliação por rubrica apresenta algumas vantagens, dentre elas:

  • apresenta para o aluno, desde o início da avaliação, os critérios pelos quais ele será avaliado;
  • com os critérios e os descritores definidos, agiliza a correção;
  • o professor não precisa mais comparar o trabalho de um aluno com o trabalho de outro aluno antes de avaliar. Os critérios orientam a correção e a avaliação volta-se para o que o aluno produziu, o que ele demonstrou que aprendeu e o que ainda precisa ser melhorado;
  • como a rubrica apresenta o que é esperado do aluno antes da avaliação, há uma tendência na melhora do desempenho, pois o aluno já sabe, de antemão, o que será avaliado pelo professor;
  • através dos elementos da rubrica, o aluno consegue visualizar seus pontos fortes e os aspectos nos quais precisa melhorar;
  • a avaliação por rubrica torna o processo avaliativo mais objetivo, pois foca no que realmente interessa, ou seja, naquilo que o aluno aprendeu e nos aspectos que precisam de maior atenção.

Se você ainda não utiliza a avaliação por rubrica, experimente começar. Você verá que as vantagens apresentadas são apenas algumas das possibilidades que as rubricas oferecem para o processo avaliativo.

 

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