Avaliação por Rubrica nos cursos a distância

Avaliação por Rubrica nos cursos a distância

Avaliação por rubrica nos cursos a distância do CERFEAD/IFSC

Autores: Caroline Lengert, Eli Lopes da Silva

Resumo:

A avaliação da aprendizagem ainda é um desafio no trabalho docente. A avaliação por rubrica apresenta a definição clara de critérios e indicadores de desempenho e permite ao professor, a partir dos objetivos traçados, indicar para os alunos os aspectos que serão considerados na avaliação, reduzindo a subjetividade do processo avaliativo. O desafio de elaborar avaliação por rubrica surgiu na formação de professores para a educação profissional, em um curso de pós-graduação a distância. Os resultados mostram que o processo de confecção das rubricas é bastante trabalhoso inicialmente, mas abreviam o tempo na correção das atividades, facilitando identificar se o objetivo foi atingido. Permite avaliar com objetividade e de modo rápido trabalhos complexos. Utilizando a rubrica, a avaliação torna-se um momento importante de reflexão do trabalho pedagógico e possibilita a mediação efetiva da aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação por Rubrica. Educação a Distância. Formação de Professores.

Artigo completo publicado na Revista Científica do USJ. Edição Especial, 2021. São José, maio de 2021. Para ler o artigo completo clique aqui.

 

 

 

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