Avaliação por Rubrica: o que é?

Avaliação por Rubrica: o que é?

A avaliação por rubrica é um modelo de avaliação.

Ela conecta a atividade avaliativa que está sendo proposta pelo professor com os objetivos de aprendizagem a serem alcançados pelos alunos.

Neste modelo de avaliação, ao propor a atividade, o professor apresenta ao aluno os três elementos de uma rubrica avaliativa: os critérios pelos quais o aluno será avaliado, os descritores que descrevem as possibilidades em cada critério e o nível de desempenho, que é uma valoração atribuída a cada descritor.

Os critérios devem apresentar relação com os objetivos de aprendizagem traçados, afinal, a avaliação é um momento de verificar o que o aluno aprendeu e identificar os aspectos que ainda precisam de mais atenção e revisão.

Porém, apenas definir e apresentar os critérios nem sempre é o suficiente, pois somente o critério não especifica as possibilidades de resposta possíveis para uma determinada questão ou atividade avaliativa. Mesmo havendo critérios, ainda é possível corrigi-los de forma subjetiva, visto que um professor pode considerar que o aluno atendeu ao critério, enquanto outro considera que o critério não foi atendido. Até mesmo variações no humor do professor ou correções realizadas em dias diferentes, podem interferir na avaliação.

Assim, além do estabelecimento de critérios, na avaliação por rubrica são utilizados os descritores, que apresentam para o aluno, antes da realização da avaliação, o que ele precisa fazer e contemplar na atividade para obter a pontuação máxima e quais elementos subtraem pontos caso não sejam atendidos.

Ao elaborar os descritores para uma rubrica avaliativa, é importante que o professor considere a maior quantidade possível de variações de resposta, pois os descritores são elementos facilitadores no momento da correção.

O elemento final da rubrica são os níveis de desempenho. Nesta etapa o professor estabelece o quanto vale cada critério avaliativo e o quanto deste valor total do critério cada descritor representa.

Ao estabelecer os critérios que serão avaliados, é importante que o professor tenha clareza de quais deles apresentam um peso maior na atividade proposta, seja por contemplarem um nível cognitivo de maior hierarquia, seja por considerarem um aspecto importante da aprendizagem.

 

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