Avaliação da aprendizagem por rubricas como ferramenta de mediação da aprendizagem e de reestruturação curricular
Autores: Eli Lopes da SILVA; Bartholomeo BARCELOS; Caroline LENGERT
Resumo: A avaliação da aprendizagem por rubricas tem sido utilizada geralmente como mero instrumento de medição da aprendizagem. Se bem planejada, com a definição clara de critérios, descritores e indicadores de desempenho, além de medir a aprendizagem, ela pode servir de instrumento para repensar os currículos escolares, pois consegue pôr em xeque o motivo pelo qual alguns conhecimentos escolares recebem maior importância em detrimento de outros. Ainda, esse tipo de avaliação permite que o ato de avaliar seja também um ato de mediação da aprendizagem.
Nessa perspectiva, este trabalho apresenta o planejamento e a execução de avaliação por rubricas em três contextos diferentes: em um curso presencial superior da área de informática, na disciplina de Introdução à Programação; em uma pós-graduação de formação pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica, ofertada na modalidade de educação a distância (EAD), na Unidade Curricular (UC) de Epistemologia da Educação Profissional; e em um curso de Licenciatura em Educação Profissional, na UC Projeto de Observação Pedagógica (POP).
Dentre as conclusões, os resultados mostram que a avaliação da aprendizagem por rubricas torna a avaliação um instrumento de mediação e um momento importante de reflexão do trabalho pedagógico. Assim, permite apontar novos desdobramentos nos currículos, a partir do questionamento da importância ou não de determinados conteúdos curriculares.
Palavras-chave: Currículo, Avaliação por rubrica, Critérios, Descritores, Níveis de desempenho
Resumo expandido publicado no Livro do IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, realizado de 10 a 12 de setembro 2018 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
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